O curso de Licenciatura em Educação Física das Faculdades Integradas de Itararé, objetiva a formação de competências e habilidades decorrentes do protagonismo pensado para seus egressos. Nesse sentido, alguns objetivos específicos são elencados. Organizar e dirigir situações de aprendizagem; administrar situações de aprendizagem; trabalhar colaborativamente e entender processos de gestão da educação; utilizar novas tecnologias educacionais; aplicar processos pedagógicos baseados em pressupostos anátomo-biológicos e do desenvolvimento motor; propor e executar propostas relacionadas à cultura corporal (esportes, jogos, atividades rítmicas, entre outras) em situações pedagógicas diversas, sempre observando contextos sociais, na diferenciação entre local, regional e nacional. Portanto espera-se uma atuação inovadora para atuação em planejamento, análise, utilização e avaliação das atividades referentes à sua formação.
O curso possui sua integralização em 04 (quatro) anos ou 08 (oito) semestres.
Licenciatura.
A Faculdades Integradas de Itararé – FAFIT – traçou como uma de suas diretrizes políticas – pedagógicas, o atendimento às necessidades regionais locais tendo como referências a questão do desenvolvimento humano, privilegiando a sua localização geográfica no contexto da região em que se insere.
Dentro desta perspectiva o processo de formação do profissional Licenciado em Educação Física, deve abranger uma dimensão político-social com teor científico, humanístico e técnico e deve formar professores autônomos, solidários, capazes de atuarem nas diversidades culturas existentes e investigarem os problemas do cotidiano, utilizando-se de conhecimentos, recursos e procedimentos necessários às suas soluções, avaliando e analisando os resultados do processo educacional.
O Curso de Educação Física – Licenciatura destina-se à formação de profissionais para atuarem na Educação Básica – educação infantil, ensino fundamental e médio – incluindo – educação de jovens e adultos, educação especial ensino técnico profissionalizante, em espaços educacionais formais e não formais, nos diferentes desdobramentos de tempos/espaços destinados à docência da Educação Física, respeitando as normas da legislação vigente para a área.
Nesta perspectiva, a Faculdades Integradas de Itararé considera que o professor deve desempenhar as funções de organizador, facilitador, mediador, incentivador e avaliador do processo ensino aprendizagem, dimensionando conceitos fundamentais da Educação e da Educação Física, além das disciplinas pedagógicas necessárias para o pleno desempenho da docência. Em suma, os graduados em Educação Física – Licenciatura, devem ao final do curso reunir habilidades e competências que os habilite para o exercício da docência em diversos e diferentes níveis e modalidades de ensino, em espaços formais e não formais, onde o conhecimento relativo à cultura corporal possa ser tratado de maneira pedagógica.
Em 2007 foi autorizado o curso de Licenciatura Educação Física por intermédio da Portaria MEC 479 de 01 de Junho de 2007 (Publicação no Diário Oficial da União em 04/06/2007)
Disciplina | Carga Horária |
---|---|
MÓDULO: 1 | |
Filosofia da Educação | 66 |
Fundamentos Anatômicos do Sistema Locomotivo Humano | 66 |
História da Educação | 66 |
Jogos Cooperativos, Recreação e Lazer | 66 |
Leitura e Produção de Textos | 76 |
TOTAL | 340 |
MÓDULO: 2 | |
Fundamentos Anatômicos e Fisiológicas do Corpo Humano | 66 |
Libras | 76 |
Psicologia do Desenvolvimento | 66 |
Sociologia da Educação | 66 |
Teoria e Prática do Ensino: Aprendizado do Futebol/Futsal | 66 |
TOTAL | 340 |
MÓDULO: 3 | |
Educação Especial e Inclusiva | 66 |
Fundamentos Biológicos do Corpo Humano | 66 |
Pesquisa e Metodologia Científica | 76 |
Psicologia da Aprendizagem | 66 |
Teoria e Prática do Ensino: Aprendizado do Atletismo | 66 |
TOTAL | 340 |
MÓDULO: 4 | |
Antropologia | 76 |
Biomecânica Aplicada às Atividades Físicas e Esportivas | 66 |
Didática | 66 |
Iniciação Esportiva I | 66 |
Política Educacional | 66 |
TOTAL | 340 |
MÓDULO: 5 | |
Atividades Rítmicas e Expressão Corporal | 66 |
Avaliação | 38 |
Estágio Supervisionado I | 38 |
Iniciação Esportiva II | 66 |
Metodologia da Avaliação das Capacidades e Habilidades Motoras | 66 |
Prática: Gestão da Aula na Educação Infantil | 66 |
TOTAL | 340 |
MÓDULO: 6 | |
ECA | 38 |
Metodologia do Ensino da Ginástica | 66 |
Estágio Supervisionado II | 38 |
Metodologia dos Esportes Coletivos | 66 |
Políticas Públicas para o Esporte | 66 |
Prática: Gestão da Aula no Ensino Fundamental I | 66 |
TOTAL | 340 |
MÓDULO: 7 | |
Atividade Física e Esportiva Adaptada | 66 |
Estágio Supervisionado III | 66 |
Meio Ambiente e Sustentabilidade | 76 |
Educação e Tecnologia | 66 |
Nutrição Aplicada às Atividades Físicas e Esportivas | 66 |
Prática: Gestão da aula no Ensino Fundamental II | 66 |
TOTAL | 406 |
MÓDULO: 8 | |
Esportes Alternativos e Contemporâneos | 66 |
Formação de Prof. de Educação Física | 66 |
Estágio Supervisionado IV | 66 |
Direitos Humanos | 38 |
Organização de TCC | 76 |
Prática: Gestão da Aula no Ensino Médio | 66 |
TOTAL | 378 |