A formação pretendida pela FAFIT é a que contemple a formação integral. Visando então a formação do técnico, do cidadão e do ser humano é preciso ampliar a visão a respeito da Educação Física, da sociedade, do cidadão hodierno e da relação que aí se estabelece. É preciso compreender que a sociedade se organiza a partir do conhecimento científico, da tecnologia disponível e dos interesses políticos e econômicos. Neste sentido, as ciências não estão à margem das tensões de seus atores, financiadores e usuários. Para a formação integral do cidadão, é essencial a compreensão do conceito de homem e do seu papel como parte integrante da sociedade. É preciso entender que o homem constitui a sociedade e as relações que nela se estabelecem, mas, é preciso também compreender que a sociedade atua na constituição do indivíduo, influenciando, direcionando, seduzindo, para um lado, ou para o outro; e, conhecer o fato, seus meios, seus resultados é o caminho para a autonomia, para liberdade, e, para a disseminação dessa condição.
O curso possui sua integralização em 04 (quatro) anos ou 08 (oito) semestres.
Bacharelado.
O egresso do curso de Educação Física da FAFIT deve apresentar competência técnica, postura ética e compromisso político-social transformador, pautados numa formação acadêmico-profissional generalista, humanista e crítica.
Espera-se, pois, que o egresso deste curso atue com base nos seguintes princípios:
Compreensão dos diferentes níveis de intervenção profissional para atuar adequadamente no campo de trabalho;
Conscientização da necessidade e importância da sua atuação junto à comunidade no sentido de preservação, manutenção e recuperação das condições ideais de saúde físico-biológicas e sócio-psicológicas;
Capacidade de análise e síntese dos conhecimentos adquiridos com ampla visão da realidade, atitude histórico-crítica e reflexiva para uma proposta emancipadora e educativa; e
Conscientização das reais necessidades e possibilidades do cidadão e das características apresentadas pela sociedade como um todo, dando ênfase às regionais.
Assim, pretende-se que o egresso deste curso, apresente o seguinte perfil profissional:
Intervir acadêmico-profissionalmente no meio onde estiver inserido, fundamentando-se nos conhecimentos específicos adquiridos;
Identificar e resolver as situações-problema relacionadas ao seu campo de atuação;
Tomar decisões de forma autônoma, responsabilizando-se pelas opções feitas e seus efeitos no campo acadêmico-profissional;
Avaliar criticamente sua própria atuação dentro do contexto de atuação; e
Interagir de forma cooperativa tanto com a comunidade acadêmica profissional quanto com a sociedade em geral orientando-se por valores sociais, morais e éticos.
Com base na concepção do curso de Bacharelado em Educação Física, o profissional egresso deverá estar apto a oferecer à população um serviço de qualidade na promoção da saúde, tanto na prevenção e manutenção, quanto na recuperação da saúde, em seus aspectos não só físicos, mas, também psicológicos e sociais. Assim, apoiado no tríplice compromisso de: educar para o desenvolvimento científico e tecnológico, educar para o desenvolvimento humano permanente, educar para a ética profissional, as atividades acadêmicas articulas à formação são fatores essenciais para o alcance desse ideal que se fundamenta no tripé: ensino, pesquisa e extensão.
O egresso do curso de Educação Física da FAFIT deve apresentar competência técnica, postura ética e compromisso político-social transformador.
Em atenção às disposições da RESOLUÇÃO CNE/CES 7, DE 31 DE MARÇO DE 2004 as matérias curriculares do Curso de Bacharelado em Educação física estão dispostas de forma a contemplarem as unidades de conhecimento específico e ampliado:
FORMAÇÃO ESPECÍFICA: A formação específica abrange os conhecimentos identificadores da Educação Física, contemplando dessa forma as seguintes dimensões:
a) Culturais do movimento humano: Recreação e Lazer, Esporte de Aventura e na Natureza, Práticas Corporais Alternativas, Metodologia do Ensino das Atividades Rítmicas e Expressivas.
b) Técnico-instrumental: através de disciplinas como: Avaliação e Prescrição de Atividade Física, Cinesiologia, Futebol/Futsal, Hidroginástica, Atletismo, Natação, Atividade Física para Grupos Especiais, Treinamento Desportivo, Metodologia de Lutas, Handebol, Voleibol, Basquetebol, Ginásticas Olímpicas, Ginástica de Academia e Ginástica Laboral.
c) Didático-pedagógico: através de disciplinas como: Didática em Educação Física, Esporte e Lazer, Bases Pedagógicas da Atividade Física e Esportes, Estágio Profissional Supervisionado I, II, III, IV.
FORMAÇÃO AMPLIADA: A formação ampliada abrangerá as seguintes dimensões do conhecimento:
a) Relação ser humano-sociedade: através de disciplinas como: Psicologia na Educação Física e no Esporte, Bases Antropológicas Aplicadas a Ed. Física e Esportes, Bases Sociológicas Aplicadas a Ed. Física e Esportes, Ética Profissional na Educação Física e Esportes, Políticas Públicas Voltadas a Ed. Física Esporte e Lazer.
b) Biológica do corpo humano: através de disciplinas como: Anatomia Aplicada a Ed. Fis. e Esportes, Bases Biológicas Aplicadas a Ed. Física e Esportes, Biomecânica, Primeiros Socorros e Prevenção de Acidentes, Fisiologia Aplicada a Educação Física e Esporte, Nutrição e atividade física, Aprendizagem e Desenvolvimento Motor.
c) Produção do conhecimento científico e tecnológico: através de disciplinas como: Redação e Técnicas de Interpretação de textos, Introdução a Pesquisa e a Metodologia Científica, Organização do Trabalho de Conclusão de Curso e Trabalho de Conclusão de Curso.
Em 2010 foi autorizado o curso de Bacharelado em Educação Física por intermédio do Portaria MEC 832 de 01 de Julho de 2010 (Publicação no Diário Oficial da União em 02/07/2010)
Disciplina | Carga Horária |
---|---|
MÓDULO: 1 | |
Anatomia Aplicada a Educação Física e Esportes | 72 |
Atividade Física e Qualidade de Vida | 36 |
Bases Sociológicas e Antropologia Aplicada a Educação Física. e Esportes | 36 |
Cinesiologia Aplicada a Educação Física e Esportes | 36 |
Ginástica Laboral e Ergonomia | 36 |
Introdução a Educação Física e Esportes: Aspectos Históricos e Filosóficos | 36 |
Musculação | 72 |
Redação e Técnicas de Interpretação de Textos | 36 |
TOTAL | 360 |
MÓDULO: 2 | |
Atividade Física para Grupos Patológicos | 36 |
Atividade Física para Terceira Idade | 36 |
Bases Biológicas Aplicadas a Educação Física e Esportes | 36 |
Biomecânica | 36 |
Ética Profissional na Educação Física e Esportes | 36 |
Fisiologia Aplicada à Educação Física e Esportes | 72 |
Hidroginástica | 36 |
Metodologia do Ensino da Ginástica | 72 |
TOTAL | 360 |
MÓDULO: 3 | |
Atividades de Acadêmia | 72 |
Bioquímica | 36 |
Esporte de Aventura e na Natureza | 72 |
Medidas e Avaliação e Prescrição da Atividades Física | 72 |
Metodologia das Lutas | 72 |
Saúde Coletiva | 36 |
TOTAL | 360 |
MÓDULO: 4 | |
Educação Físicas Adaptadas à Portadores de Necessidades Especiais | 36 |
Educação Física e Informática | 36 |
Introdução à Pesquisa e a Metologia Cientifica | 36 |
Metodologia do Ensino do Atletismo | 72 |
Nutrição e Atividade Física | 36 |
Organização, Gestão e Marketing Esportivo | 36 |
Psicologia na Educação Física e no Esportes | 36 |
Recreação e Lazer | 72 |
TOTAL | 360 |
MÓDULO: 5 | |
Desenvolvimento e Aprendizagem Motora | 72 |
Estágio Supervisionado - I | 108 |
Metodologia do Ensino da Natação | 72 |
Metodologia do Ensino do Handebol | 72 |
Metodologia do Ensino dos Esportes com Raquete | 72 |
Políticas Públicas Voltadas à Educação Física Esporte e Lazer | 36 |
TOTAL | 432 |
MÓDULO: 6 | |
Bases Pedagógicas da Atividades Física e Esportes | 36 |
Didática em Educação Física, Esporte e Lazer | 72 |
Estágio Supervisionado - II | 108 |
Metodologia do Ensino do Basquetebol | 72 |
Metodologia do Ensino do Voleibol | 72 |
Treinamento Desportivo | 72 |
TOTAL | 432 |
MÓDULO: 7 | |
Estágio Supervisionado - III | 108 |
Metodologia do Ensino das Atividades Rítmicas e Expressivas | 72 |
Metodologia do Ensino do Futebol e Futsal | 72 |
Metodologia do Ensino do Xadrez | 36 |
Organização do Trabalho de Conclusão de Curso | 72 |
Práticas Corporais Alterativas | 36 |
TOTAL | 396 |
MÓDULO: 8 | |
Estágio Supervisionado - IV | 108 |
Libras | 72 |
Primeiro Socorros e Prevenção de Acidentes | 36 |
Projeto Interdisciplinar Programa de Promoção da Saúde | 72 |
Trabalho de Conclusão de Curso | 72 |
TOTAL | 360 |