O curso de Licenciatura em História tem por meta licenciar professores em História capazes de constituírem e disseminarem conhecimentos científicos e culturais, alicerçados na pesquisa, nas exigências sociais e nas necessidades de transformação do contexto político, econômico e social, em que os profissionais estiverem inseridos buscando a valorização do homem e sua mudança de vida. O curso deve fomentar processos e práticas que resultem na formação de profissionais competentes que respeitem as diferenças, em especial de aprendizagem entre os educandos. Visando cumprir a missão do curso, é essencial trabalhar conteúdos programáticos de forma atrativa e dinâmica para que aconteça a reflexão sobre o processo histórico no tempo e no espaço. “Comprometidos com a formação de um profissional moderno, de quem se espera competência como pré-requisito de formação do sujeito histórico capaz de inovar, mas, sobretudo de humanizar a inovação”. (DEMO: 1998, p.55).
O curso possui sua integralização em 03 (três) anos ou 06 (seis) semestres.
Licenciatura.
O perfil do egresso das Faculdades Integradas de Itararé do curso de Licenciatura em História compreende oferecer uma união necessária das dimensões do ensino, da pesquisa e da extensão, no que se refere às atividades dos profissionais de história. Intervir, num sentido transformador e renovador, no ensino de História nos níveis fundamental e médio. Garantir ao estudante uma prática que, durante o curso de graduação permita atender ao máximo as possibilidades de formação de um profissional dotado de espírito crítico, de um método de estudo e de trabalho capazes de perceber e desenvolver em suas tarefas aquilo que faz a especificidade da história como disciplina. Aprender e ensinar história, pelos mais diversos tipos de práticas pedagógicas. Oferecer boa fundamentação teórica para que o historiador possa pensar e intervir sobre a história ensinada nas redes de escolas pública e privada.
Em 2010 foi autorizado o curso de Licenciatura em História por intermédio da Portaria MEC 1.863 de 10 de Novembro de 2010 (Publicação no Diário Oficial da União em 11/11/2010)
Disciplina | Carga Horária |
---|---|
MÓDULO: 1 | |
Fundamentos Filosóficos da Educação | 38 |
Fundamentos Psicológicos da Educação | 38 |
Fundamentos Sociológicos da Educação | 76 |
Teoria da História I | 76 |
História Antiga I | 76 |
História Medieval I | 76 |
TOTAL | 380 |
MÓDULO: 2 | |
Fundamentos de Antropologia | 38 |
História Antiga II | 38 |
História da América I | 76 |
Introdução à Pesquisa Cientifica | 76 |
História Medieval II | 38 |
Teoria da História II | 38 |
História Moderna I | 76 |
TOTAL | 380 |
MÓDULO: 3 | |
Fundamentos Didáticos Pedagógicos-I | 76 |
História da América II | 38 |
História do Brasil I | 76 |
Metodologia do Ensino da História | 38 |
Histórias e Mídias | 38 |
Teoria da História III | 38 |
História Regional | 38 |
História Moderna II | 38 |
TOTAL | 380 |
MÓDULO: 4 | |
Estágio Supervisionado I | 120 |
Prática de Ensino I | 38 |
Fundamentos Didáticos Pedagógicos-II | 38 |
História da Africa I | 76 |
História e Meio Ambiente | 76 |
Teoria da História IV | 76 |
História da América Latina Contemporânea | 38 |
História do Brasil II | |
TOTAL | 500 |
MÓDULO: 5 | |
Estágio Supervisionado II | 130 |
História Contemporânea I | 76 |
História da Africa II | 38 |
Pesquisa Cientifica | 38 |
Prática de Ensino II | 38 |
História do Brasil III | 38 |
História dos Movimentos Sociais no Brasil | 38 |
História Geral da Cultura e da Arte | 76 |
Libras | 38 |
TOTAL | 510 |
MÓDULO: 6 | |
Estágio Supervisionado III | 150 |
História Contemporânea II | 76 |
História da Cultura e da Arte no Brasil | 76 |
História do Brasil IV | 76 |
Informática Aplicada para História | 38 |
Sociedade e Trabalho | 38 |
Orientação Monográfica (TCC) | 38 |
Prática de Ensino III | 38 |
TOTAL | 530 |