Pedagogia

Objetivos

O curso de Pedagogia tem como objetivo formar profissionais do ensino, com competências técnico-científicas e domínio das práticas pedagógicas, aptos a fomentar a produção de conhecimentos, comprometidos com os avanços tecnológicos educacionais, com a ética profissional e a cidadania e, também, o desenvolvimento integral do ser humano para contribuir com a construção de uma sociedade justa, solidária e fraterna.

DURAÇÃO

O curso possui sua integralização em 04 (quatro) anos ou 08 (oito) semestres.

GRAU

Licenciatura.

Perfil do Egresso

O profissional da educação a ser formado pelas Faculdades Integradas de Itararé deverá apresentar as características abaixo elencadas. Considerando as propostas de Diretrizes Curriculares para Pedagogia e as Diretrizes para formação de professores do CNE. O profissional deverá estar preparado para:

orientar e mediar o ensino para a aprendizagem dos alunos;
dominar os conteúdos disciplinares das áreas de sua escolha e as respectivas didáticas e metodologias, com vistas a conceber, construir e administrar situações de aprendizagem e de ensino;
utilizar as ciências humanas e sociais, bem como os conhecimentos das ciências da natureza e as tecnologias, como referencias e instrumentos para o ensino formal e para a condução de situações educativas em geral;
atuar no planejamento, organização e gestão dos sistemas de ensino, nas esferas administrativa e pedagógica, com competência técnico-cientifica, com sensibilidade ética e compromisso com a democratização das relações sociais na instituição escolar e fora dela;
ser capaz de estabelecer um diálogo entre a sua área e as demais áreas do conhecimento – das ciências humanas e sociais, da natureza e das tecnologias, relacionando o conhecimento cientifico e a realidade social, conduzindo e aprimorando suas práticas educativas e propiciando aos seus alunos a percepção da abrangência dessas relações;
contribuir para a elaboração e para o desenvolvimento do projeto pedagógico de maneira coletiva e solidária, interdisciplinar e investigativa, desenvolvendo saberes educacionais a partir das questões da prática educativa;
exercer um papel catalisador do processo educativo, possibilitando a articulação dos sujeitos escolares entre si e destes com os movimentos socioculturais da comunidade em geral, assim como contribuir para a construção e organização coletiva de sua categoria profissional;
desenvolver pesquisas no campo teórico-investigativo da educação e especificamente, da docência, podendo dar continuidade, como pesquisador, à sua formação;
responsabilizar-se pelo sucesso da aprendizagem dos alunos;
assumir e saber lidar com a diversidade existente entre os alunos;
incentivar atividades de enriquecimento cultural;
desenvolver práticas investigativas;
elaborar e executar projetos para desenvolver conteúdos curriculares;
utilizar novas metodologias, estratégias e materiais de apoio;
desenvolver hábitos de colaboração e trabalho em equipe;
ter uma visão de totalidade do trabalho pedagógico, no âmbito escolar ou não escolar;
participar da elaboração do projeto educativo da escola, planejar, executar e avaliar sua progressiva implementação;
pesquisar e propor soluções concretas para problemas educacionais da escola;
atuar com espírito de autonomia e de trabalho coletivo no âmbito escolar ou não escolar;
ter uma postura ética, solidária e científica, comprometido com a melhoria da qualidade do ensino;
ser consciente da necessidade de sua permanente atualização como pedagogo.

AMPARO LEGAL

Em 1973 foi autorizado o curso de Licenciatura em Pedagogia por intermédio do Decreto   MEC 72.130 de 25 de Abril de 1973 (Publicação no Diário Oficial da União em 26/04/1973)

Grade Curricular

Disciplina Carga Horária
MÓDULO: 1
Filosofia da Educação 66
História da Educação 66
Psicomotricidade 66
Leitura e Produção de Textos 76
Literatura Infantil e Juvenil 66
TOTAL 340
MÓDULO: 2
Currículo 66
Pesquisa e Metodologia Científica 76
Organização do Trabalho Pedagógico 66
Psicologia do Desenvolvimento 66
Sociologia da Educação 66
TOTAL 340
MÓDULO: 3
Educação Especial e Inclusiva 66
Fundam.e Metodologia da Educação Infantil 66
Jogos e Recreação 66
Psicologia da Aprendizagem 66
Libras 76
TOTAL 340
MÓDULO: 4
Antropologia 76
Fundam e Metodologia da Alfabetização 66
Didática 66
Fundam.e Metodologia do Ensino de Ciências 66
Política Educacional 66
TOTAL 340
MÓDULO: 5
Avaliação 38
Construção do Pensamento Matemático 66
Educação de Jovens e Adultos 66
Estágio I 100
Fundamentos e Metodologia do Ensino da História e de Geografia 66
Fundamentos e Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa 66
Orientação Estágio - I 38
TOTAL 440
MÓDULO: 6
Direito Educacional e ECA 38
Estágio -II 100
Fundamentos e Metodologia do Ensino da Arte 66
Fundamentos e Metodologia do Ensino da Educação Física 66
Fundamentos e Metodologia do Ensino de Matemática 66
Orientação de Estágio II 38
Organização a Gestão da Educação 66
TOTAL 440
MÓDULO: 7
Educação e Tecnologias 66
Estágio-III 100
Meio Ambiente e Sustentabilidade 38
Orientação de Estágio III 38
Pedagogia Empresarial 66
Projeto e Metodologia Alternativas 66
Pedagogia Hospitalar 66
TOTAL 440
MÓDULO: 8
Direitos Humanos 38
Estágio - IV 100
Formação de Professores 66
Fundamentos em Psicopedagogia 66
Orientação Estágio - IV 38
Sociologia e Problemas Sociais Contemporâneos 66
Relações Humanas: Escola e Gestão 66
TOTAL 440

Me Ligue!!

Ficou alguma dúvida sobre o curso acima? Gostaria de falar com um profissional especializado? Preencha o formulário abaixo que entraremos em contato.

Rua: João Batista Veiga, 1725 - CEP: 18460-000 - Itararé(SP)

(015) 3531-8484

(15) 99683-9234

secretaria@fafit.com.br