O curso de Pedagogia tem como objetivo formar profissionais do ensino, com competências técnico-científicas e domínio das práticas pedagógicas, aptos a fomentar a produção de conhecimentos, comprometidos com os avanços tecnológicos educacionais, com a ética profissional e a cidadania e, também, o desenvolvimento integral do ser humano para contribuir com a construção de uma sociedade justa, solidária e fraterna.
O curso possui sua integralização em 04 (quatro) anos ou 08 (oito) semestres.
Licenciatura.
O profissional da educação a ser formado pelas Faculdades Integradas de Itararé deverá apresentar as características abaixo elencadas. Considerando as propostas de Diretrizes Curriculares para Pedagogia e as Diretrizes para formação de professores do CNE. O profissional deverá estar preparado para:
orientar e mediar o ensino para a aprendizagem dos alunos;
dominar os conteúdos disciplinares das áreas de sua escolha e as respectivas didáticas e metodologias, com vistas a conceber, construir e administrar situações de aprendizagem e de ensino;
utilizar as ciências humanas e sociais, bem como os conhecimentos das ciências da natureza e as tecnologias, como referencias e instrumentos para o ensino formal e para a condução de situações educativas em geral;
atuar no planejamento, organização e gestão dos sistemas de ensino, nas esferas administrativa e pedagógica, com competência técnico-cientifica, com sensibilidade ética e compromisso com a democratização das relações sociais na instituição escolar e fora dela;
ser capaz de estabelecer um diálogo entre a sua área e as demais áreas do conhecimento – das ciências humanas e sociais, da natureza e das tecnologias, relacionando o conhecimento cientifico e a realidade social, conduzindo e aprimorando suas práticas educativas e propiciando aos seus alunos a percepção da abrangência dessas relações;
contribuir para a elaboração e para o desenvolvimento do projeto pedagógico de maneira coletiva e solidária, interdisciplinar e investigativa, desenvolvendo saberes educacionais a partir das questões da prática educativa;
exercer um papel catalisador do processo educativo, possibilitando a articulação dos sujeitos escolares entre si e destes com os movimentos socioculturais da comunidade em geral, assim como contribuir para a construção e organização coletiva de sua categoria profissional;
desenvolver pesquisas no campo teórico-investigativo da educação e especificamente, da docência, podendo dar continuidade, como pesquisador, à sua formação;
responsabilizar-se pelo sucesso da aprendizagem dos alunos;
assumir e saber lidar com a diversidade existente entre os alunos;
incentivar atividades de enriquecimento cultural;
desenvolver práticas investigativas;
elaborar e executar projetos para desenvolver conteúdos curriculares;
utilizar novas metodologias, estratégias e materiais de apoio;
desenvolver hábitos de colaboração e trabalho em equipe;
ter uma visão de totalidade do trabalho pedagógico, no âmbito escolar ou não escolar;
participar da elaboração do projeto educativo da escola, planejar, executar e avaliar sua progressiva implementação;
pesquisar e propor soluções concretas para problemas educacionais da escola;
atuar com espírito de autonomia e de trabalho coletivo no âmbito escolar ou não escolar;
ter uma postura ética, solidária e científica, comprometido com a melhoria da qualidade do ensino;
ser consciente da necessidade de sua permanente atualização como pedagogo.
Em 1973 foi autorizado o curso de Licenciatura em Pedagogia por intermédio do Decreto MEC 72.130 de 25 de Abril de 1973 (Publicação no Diário Oficial da União em 26/04/1973)
Disciplina | Carga Horária |
---|---|
MÓDULO: 1 | |
Filosofia da Educação | 66 |
História da Educação | 66 |
Psicomotricidade | 66 |
Leitura e Produção de Textos | 76 |
Literatura Infantil e Juvenil | 66 |
TOTAL | 340 |
MÓDULO: 2 | |
Currículo | 66 |
Pesquisa e Metodologia Científica | 76 |
Organização do Trabalho Pedagógico | 66 |
Psicologia do Desenvolvimento | 66 |
Sociologia da Educação | 66 |
TOTAL | 340 |
MÓDULO: 3 | |
Educação Especial e Inclusiva | 66 |
Fundam.e Metodologia da Educação Infantil | 66 |
Jogos e Recreação | 66 |
Psicologia da Aprendizagem | 66 |
Libras | 76 |
TOTAL | 340 |
MÓDULO: 4 | |
Antropologia | 76 |
Fundam e Metodologia da Alfabetização | 66 |
Didática | 66 |
Fundam.e Metodologia do Ensino de Ciências | 66 |
Política Educacional | 66 |
TOTAL | 340 |
MÓDULO: 5 | |
Avaliação | 38 |
Construção do Pensamento Matemático | 66 |
Educação de Jovens e Adultos | 66 |
Estágio I | 100 |
Fundamentos e Metodologia do Ensino da História e de Geografia | 66 |
Fundamentos e Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa | 66 |
Orientação Estágio - I | 38 |
TOTAL | 440 |
MÓDULO: 6 | |
Direito Educacional e ECA | 38 |
Estágio -II | 100 |
Fundamentos e Metodologia do Ensino da Arte | 66 |
Fundamentos e Metodologia do Ensino da Educação Física | 66 |
Fundamentos e Metodologia do Ensino de Matemática | 66 |
Orientação de Estágio II | 38 |
Organização a Gestão da Educação | 66 |
TOTAL | 440 |
MÓDULO: 7 | |
Educação e Tecnologias | 66 |
Estágio-III | 100 |
Meio Ambiente e Sustentabilidade | 38 |
Orientação de Estágio III | 38 |
Pedagogia Empresarial | 66 |
Projeto e Metodologia Alternativas | 66 |
Pedagogia Hospitalar | 66 |
TOTAL | 440 |
MÓDULO: 8 | |
Direitos Humanos | 38 |
Estágio - IV | 100 |
Formação de Professores | 66 |
Fundamentos em Psicopedagogia | 66 |
Orientação Estágio - IV | 38 |
Sociologia e Problemas Sociais Contemporâneos | 66 |
Relações Humanas: Escola e Gestão | 66 |
TOTAL | 440 |