Pedagogia

Objetivos

O curso de Pedagogia tem como objetivo formar profissionais do ensino, com competências técnico-científicas e domínio das práticas pedagógicas, aptos a fomentar a produção de conhecimentos, comprometidos com os avanços tecnológicos educacionais, com a ética profissional e a cidadania e, também, o desenvolvimento integral do ser humano para contribuir com a construção de uma sociedade justa, solidária e fraterna.

DURAÇÃO

O curso possui sua integralização em 04 (quatro) anos ou 08 (oito) semestres.

GRAU

Licenciatura.

Perfil do Egresso

O profissional da educação a ser formado pelas Faculdades Integradas de Itararé deverá apresentar as características abaixo elencadas. Considerando as propostas de Diretrizes Curriculares para Pedagogia e as Diretrizes para formação de professores do CNE. O profissional deverá estar preparado para:

orientar e mediar o ensino para a aprendizagem dos alunos;
dominar os conteúdos disciplinares das áreas de sua escolha e as respectivas didáticas e metodologias, com vistas a conceber, construir e administrar situações de aprendizagem e de ensino;
utilizar as ciências humanas e sociais, bem como os conhecimentos das ciências da natureza e as tecnologias, como referencias e instrumentos para o ensino formal e para a condução de situações educativas em geral;
atuar no planejamento, organização e gestão dos sistemas de ensino, nas esferas administrativa e pedagógica, com competência técnico-cientifica, com sensibilidade ética e compromisso com a democratização das relações sociais na instituição escolar e fora dela;
ser capaz de estabelecer um diálogo entre a sua área e as demais áreas do conhecimento – das ciências humanas e sociais, da natureza e das tecnologias, relacionando o conhecimento cientifico e a realidade social, conduzindo e aprimorando suas práticas educativas e propiciando aos seus alunos a percepção da abrangência dessas relações;
contribuir para a elaboração e para o desenvolvimento do projeto pedagógico de maneira coletiva e solidária, interdisciplinar e investigativa, desenvolvendo saberes educacionais a partir das questões da prática educativa;
exercer um papel catalisador do processo educativo, possibilitando a articulação dos sujeitos escolares entre si e destes com os movimentos socioculturais da comunidade em geral, assim como contribuir para a construção e organização coletiva de sua categoria profissional;
desenvolver pesquisas no campo teórico-investigativo da educação e especificamente, da docência, podendo dar continuidade, como pesquisador, à sua formação;
responsabilizar-se pelo sucesso da aprendizagem dos alunos;
assumir e saber lidar com a diversidade existente entre os alunos;
incentivar atividades de enriquecimento cultural;
desenvolver práticas investigativas;
elaborar e executar projetos para desenvolver conteúdos curriculares;
utilizar novas metodologias, estratégias e materiais de apoio;
desenvolver hábitos de colaboração e trabalho em equipe;
ter uma visão de totalidade do trabalho pedagógico, no âmbito escolar ou não escolar;
participar da elaboração do projeto educativo da escola, planejar, executar e avaliar sua progressiva implementação;
pesquisar e propor soluções concretas para problemas educacionais da escola;
atuar com espírito de autonomia e de trabalho coletivo no âmbito escolar ou não escolar;
ter uma postura ética, solidária e científica, comprometido com a melhoria da qualidade do ensino;
ser consciente da necessidade de sua permanente atualização como pedagogo.

AMPARO LEGAL

Em 1973 foi autorizado o curso de Licenciatura em Pedagogia por intermédio do Decreto   MEC 72.130 de 25 de Abril de 1973 (Publicação no Diário Oficial da União em 26/04/1973)

COORDENADORA

Jeane Aparecida Galhoti

DOCENTES

Luiz Renato Martins da Rocha
Alana Aguida Berti
Caroline Gomes das Neves
Jayne Priscila Pastori
Ricardo Daniel Vianna Bueno
Marlene Pereira Gil Filha
Helionilto Gomes Junior
Luiz Felipe Machado de Genaro
Jeane Aparecida Galhoti

Grade Curricular

Disciplina Carga Horária
MÓDULO: 1
Filosofia da Educação 66
História da Educação 66
Psicomotricidade 66
Leitura e Produção de Textos 76
Literatura Infantil e Juvenil 66
TOTAL 340
MÓDULO: 2
Currículo 66
Pesquisa e Metodologia Científica 76
Organização do Trabalho Pedagógico 66
Psicologia do Desenvolvimento 66
Sociologia da Educação 66
TOTAL 340
MÓDULO: 3
Educação Especial e Inclusiva 66
Fundam.e Metodologia da Educação Infantil 66
Jogos e Recreação 66
Psicologia da Aprendizagem 66
Libras 76
TOTAL 340
MÓDULO: 4
Antropologia 76
Fundam e Metodologia da Alfabetização 66
Didática 66
Fundam.e Metodologia do Ensino de Ciências 66
Política Educacional 66
TOTAL 340
MÓDULO: 5
Avaliação 38
Construção do Pensamento Matemático 66
Educação de Jovens e Adultos 66
Estágio I 100
Fundamentos e Metodologia do Ensino da História e de Geografia 66
Fundamentos e Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa 66
Orientação Estágio - I 38
TOTAL 440
MÓDULO: 6
Direito Educacional e ECA 38
Estágio -II 100
Fundamentos e Metodologia do Ensino da Arte 66
Fundamentos e Metodologia do Ensino da Educação Física 66
Fundamentos e Metodologia do Ensino de Matemática 66
Orientação de Estágio II 38
Organização a Gestão da Educação 66
TOTAL 440
MÓDULO: 7
Educação e Tecnologias 66
Estágio-III 100
Meio Ambiente e Sustentabilidade 38
Orientação de Estágio III 38
Pedagogia Empresarial 66
Projeto e Metodologia Alternativas 66
Pedagogia Hospitalar 66
TOTAL 440
MÓDULO: 8
Direitos Humanos 38
Estágio - IV 100
Formação de Professores 66
Fundamentos em Psicopedagogia 66
Orientação Estágio - IV 38
Sociologia e Problemas Sociais Contemporâneos 66
Relações Humanas: Escola e Gestão 66
TOTAL 440

    Me Ligue!!

    Ficou alguma dúvida sobre o curso acima? Gostaria de falar com um profissional especializado? Preencha o formulário abaixo que entraremos em contato.

    Rua: João Batista Veiga, 1725 - CEP: 18460-000 - Itararé(SP)

    (015) 3531-8484

    (15) 99689-8231

    secretaria@fafit.com.br