O Curso de Matemática – Licenciatura Plena das Faculdades integradas de Itararé objetiva contribuir com a formação de um professor que se reconheça apto para enfrentar os desafios das modernas propostas curriculares, da sociedade e das especificidades regionais. O Currículo do Curso de Matemática foi elaborado, tendo como referência as Diretrizes Curriculares para o Curso de Matemática da Secretaria de Educação Superior (SESU/MEC) e a sugestão da CEEMAE para um currículo mínimo da Licenciatura (Sociedade Brasileira de Educação Matemática). De acordo com os objetivos propostos para o curso e os princípios curriculares fundantes do processo de formação do profissional licenciado e da concepção de conhecimento sistematizado, as disciplinas serão trabalhadas na perspectiva do desenvolvimento de uma sólida base científica, com ancoragem na realidade sociocultural. As ementas foram elaboradas a partir de discussões, análises e sínteses produzidas coletivamente, configurando a busca de uma postura interdisciplinar frente ao conhecimento técnico – profissional e humanístico que envolve a formação do educador e ao mesmo tempo do cidadão partícipe do conjunto das relações sociais. Os conteúdos e as estratégias metodológicas de trabalho deverão ser continuamente analisados, objetivando o redirecionamento dos planejamentos, sempre que necessário. Para cumprimento de sua função político – pedagógica na formação de professores, o curso de Matemática – Licenciatura Plena destaca algumas estratégias como mecanismos que podem assegurar o desenvolvimento das habilidades profissionais necessárias à atuação do licenciado em Matemática e às formas acadêmicas do estudante, destacando-se:
O curso possui sua integralização em 04 (quatro) anos ou 08 (oito) semestres.
Licenciatura.
O perfil do egresso das Faculdades Integradas de Itararé do curso de Licenciatura em Matemática compreende a elaboração curricular participante buscando o equilíbrio entre as matérias de conteúdo básico em Matemática e as matérias de formação pedagógica. Concepção do ensino e aprendizagem da Matemática como prioridade do curso, uma vez que se pretende fornecer ao aluno uma base sólida de conhecimentos científicos, técnicos, humanísticos e pedagógicos. Prioridade para a realidade local nas suas atividades de ensino, pesquisa e extensão. Coordenação, sistematização e orientação de práticas curriculares e extracurriculares, buscando assegurar e integrá-las, ao currículo pleno, como possibilidade e delimitação do perfil do profissional desejado; Construção qualitativa de um quadro docente com ampla experiência acadêmica e profissional, de modo a viabilizar o desenvolvimento qualitativo do corpo discente; Adoção em todas as instâncias, Colegiado das Faculdades integradas de Itararé, Colegiado do Curso e Estágio Supervisionado, da metodologia do planejamento participativo, para favorecer a tomada de decisões necessárias; Proposição e prática de um sistema de avaliação periódica do curso para diagnosticar os avanços e recuos como possibilidade de melhoria qualitativa das atividades acadêmicas.
O conjunto de disciplinas elencadas para o curso traz subjacente a preocupação com a formação do educador. Para tanto, a distribuição das disciplinas na estrutura curricular tem uma base epistemológica que caracteriza o desenvolvimento do pensamento científico, viabilizado pelo oferecimento de disciplinas fundantes em diferentes ciências constitutivas do currículo escolar. A organização sequencial das disciplinas busca, também, responder pela formação instrumental do educador, expressando a compreensão do fazer pedagógico da Instituição em todas as relações nela implicadas e nas múltiplas perspectivas que se apresentam. Esse pensamento curricular expressa a preocupação central da Instituição com o ensinar e aprender, cujo amálgama é a relação professor/aluno mediados pelos conhecimentos técnico–práticos que favoreçam a formação de recursos humanos com conhecimentos, habilidades e atitudes para formular ações e estratégias educativas, motivando o estudante a construir o seu trajeto intelectual e profissional através de exigência de leituras, estudos, elaboração de sínteses sobre os autores que sustentam a área de Matemática e suas diferentes especialidades, sem perder de vista a interlocução com as outras áreas do conhecimento.
Em 2007 foi autorizado o curso de Educação Física Licenciatura por intermédio da Portaria MEC 480 de 01 de Junho de 2007 (Publicação no Diário Oficial da União em 04/06/2007)
Disciplina | Carga Horária |
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MÓDULO: Introdutório 1 | |
Psicologia da Educação | 36 |
Metodologia do Trabalho Cientifico-I | 36 |
Língua Portuguesa | 72 |
Fundamentos de Matemática - I | 72 |
Trigonometria-I | 72 |
Geometria - I | 72 |
TOTAL | 360 |
MÓDULO: 2 | |
Sociologia da Educação | 36 |
Metodologia do Trabalho Ciêntifico-II | 36 |
Fundamentos de Matemática - II | 72 |
História da Matemática | 72 |
Geometria - II | 72 |
Trigonometria-II | 72 |
TOTAL | 360 |
MÓDULO: 3 | |
Filosofia da Educação | 36 |
Informática na Matemática -I | 36 |
Física Gertal e Experimental -I | 72 |
Desenho Geométrico | 72 |
Geometria Analítica - I | 72 |
Pré-Calculo | 72 |
TOTAL | 360 |
MÓDULO: 4 | |
Estrutura e Funcionamento do Ensino Fundamental e Médio | 36 |
Informática na Matemática -II | 36 |
Cálculo Diferencial e Integral - I | 72 |
Estrutura Álgebrica | 72 |
Física Geral e Experimental -II | 72 |
Geometria Analítica - II | 72 |
TOTAL | 360 |
MÓDULO: 5 | |
Laboratório de Ensino Matemática - I | 36 |
Didática Geral | 36 |
Cálculo Diferencial e Integral - II | 72 |
Lógica Matemática | 72 |
Probabilidade e Estatística | 72 |
Estágio Supervisionado-I | 100 |
Física Geral e Experimental -II | 72 |
TOTAL | 460 |
MÓDULO: 6 | |
Laboratório de Ensino Matemática - II | 36 |
Metodologia da Física | 36 |
Cálculo Diferencial Integral -III | 72 |
Didática da Matemática | 72 |
Algebra Linear - I | 72 |
Matemática Comercial e Financeira | 72 |
Estágio Supervisionado -II | 100 |
TOTAL | 460 |
MÓDULO: 7 | |
Libras | 36 |
Prática de Ensino de Matemática - I | 36 |
Orientação para o TCC - I | 36 |
Educação Especial e Inclusão | 36 |
Cálculo Numérico | 72 |
Álgebra Linear - II | 72 |
Equações Diferenciais | 72 |
Estágio Supervisionado - III | 100 |
TOTAL | 460 |
MÓDULO: 8 | |
Prática de Ensino de Matemática - II | 36 |
Orientação para o TCC - II | 36 |
Análise Matemática | 72 |
Tópicos Avançados | 72 |
Biomatemática | 72 |
Pesquisa em Educação Matemática | 72 |
Estágtio Supervisonado - IV | 100 |
TOTAL | 460 |