Licenciatura em Matemática

OBJETIVOS

O Curso de Matemática – Licenciatura Plena das Faculdades integradas de Itararé objetiva contribuir com a formação de um professor que se reconheça apto para enfrentar os desafios das modernas propostas curriculares, da sociedade e das especificidades regionais. O Currículo do Curso de Matemática foi elaborado, tendo como referência as Diretrizes Curriculares para o Curso de Matemática da Secretaria de Educação Superior (SESU/MEC) e a sugestão da CEEMAE para um currículo mínimo da Licenciatura (Sociedade Brasileira de Educação Matemática). De acordo com os objetivos propostos para o curso e os princípios curriculares fundantes do processo de formação do profissional licenciado e da concepção de conhecimento sistematizado, as disciplinas serão trabalhadas na perspectiva do desenvolvimento de uma sólida base científica, com ancoragem na realidade sociocultural. As ementas foram elaboradas a partir de discussões, análises e sínteses produzidas coletivamente, configurando a busca de uma postura interdisciplinar frente ao conhecimento técnico – profissional e humanístico que envolve a formação do educador e ao mesmo tempo do cidadão partícipe do conjunto das relações sociais. Os conteúdos e as estratégias metodológicas de trabalho deverão ser continuamente analisados, objetivando o redirecionamento dos planejamentos, sempre que necessário. Para cumprimento de sua função político – pedagógica na formação de professores, o curso de Matemática – Licenciatura Plena destaca algumas estratégias como mecanismos que podem assegurar o desenvolvimento das habilidades profissionais necessárias à atuação do licenciado em Matemática e às formas acadêmicas do estudante, destacando-se:

DURAÇÃO

O curso possui sua integralização em 04 (quatro) anos ou 08 (oito) semestres.

GRAU

Licenciatura.

PERFIL

O perfil do egresso das Faculdades Integradas de Itararé do curso de Licenciatura em Matemática compreende a elaboração curricular participante buscando o equilíbrio entre as matérias de conteúdo básico em Matemática e as matérias de formação pedagógica. Concepção do ensino e aprendizagem da Matemática como prioridade do curso, uma vez que se pretende fornecer ao aluno uma base sólida de conhecimentos científicos, técnicos, humanísticos e pedagógicos. Prioridade para a realidade local nas suas atividades de ensino, pesquisa e extensão. Coordenação, sistematização e orientação de práticas curriculares e extracurriculares, buscando assegurar e integrá-las, ao currículo pleno, como possibilidade e delimitação do perfil do profissional desejado; Construção qualitativa de um quadro docente com ampla experiência acadêmica e profissional, de modo a viabilizar o desenvolvimento qualitativo do corpo discente; Adoção em todas as instâncias, Colegiado das Faculdades integradas de Itararé, Colegiado do Curso e Estágio Supervisionado, da metodologia do planejamento participativo, para favorecer a tomada de decisões necessárias; Proposição e prática de um sistema de avaliação periódica do curso para diagnosticar os avanços e recuos como possibilidade de melhoria qualitativa das atividades acadêmicas.

O conjunto de disciplinas elencadas para o curso traz subjacente a preocupação com a formação do educador. Para tanto, a distribuição das disciplinas na estrutura curricular tem uma base epistemológica que caracteriza o desenvolvimento do pensamento científico, viabilizado pelo oferecimento de disciplinas fundantes em diferentes ciências constitutivas do currículo escolar. A organização sequencial das disciplinas busca, também, responder pela formação instrumental do educador, expressando a compreensão do fazer pedagógico da Instituição em todas as relações nela implicadas e nas múltiplas perspectivas que se apresentam. Esse pensamento curricular expressa a preocupação central da Instituição com o ensinar e aprender, cujo amálgama é a relação professor/aluno mediados pelos conhecimentos técnico–práticos que favoreçam a formação de recursos humanos com conhecimentos, habilidades e atitudes para formular ações e estratégias educativas, motivando o estudante a construir o seu trajeto intelectual e profissional através de exigência de leituras, estudos, elaboração de sínteses sobre os autores que sustentam a área de Matemática e suas diferentes especialidades, sem perder de vista a interlocução com as outras áreas do conhecimento.

AMPARO LEGAL

Em 2007 foi autorizado o curso de Educação Física Licenciatura por intermédio da Portaria MEC 480 de 01 de Junho de 2007 (Publicação no Diário Oficial da União em 04/06/2007)

Grade Curricular

Disciplina Carga Horária
MÓDULO: Introdutório 1
Psicologia da Educação 36
Metodologia do Trabalho Cientifico-I 36
Língua Portuguesa 72
Fundamentos de Matemática - I 72
Trigonometria-I 72
Geometria - I 72
TOTAL 360
MÓDULO: 2
Sociologia da Educação 36
Metodologia do Trabalho Ciêntifico-II 36
Fundamentos de Matemática - II 72
História da Matemática 72
Geometria - II 72
Trigonometria-II 72
TOTAL 360
MÓDULO: 3
Filosofia da Educação 36
Informática na Matemática -I 36
Física Gertal e Experimental -I 72
Desenho Geométrico 72
Geometria Analítica - I 72
Pré-Calculo 72
TOTAL 360
MÓDULO: 4
Estrutura e Funcionamento do Ensino Fundamental e Médio 36
Informática na Matemática -II 36
Cálculo Diferencial e Integral - I 72
Estrutura Álgebrica 72
Física Geral e Experimental -II 72
Geometria Analítica - II 72
TOTAL 360
MÓDULO: 5
Laboratório de Ensino Matemática - I 36
Didática Geral 36
Cálculo Diferencial e Integral - II 72
Lógica Matemática 72
Probabilidade e Estatística 72
Estágio Supervisionado-I 100
Física Geral e Experimental -II 72
TOTAL 460
MÓDULO: 6
Laboratório de Ensino Matemática - II 36
Metodologia da Física 36
Cálculo Diferencial Integral -III 72
Didática da Matemática 72
Algebra Linear - I 72
Matemática Comercial e Financeira 72
Estágio Supervisionado -II 100
TOTAL 460
MÓDULO: 7
Libras 36
Prática de Ensino de Matemática - I 36
Orientação para o TCC - I 36
Educação Especial e Inclusão 36
Cálculo Numérico 72
Álgebra Linear - II 72
Equações Diferenciais 72
Estágio Supervisionado - III 100
TOTAL 460
MÓDULO: 8
Prática de Ensino de Matemática - II 36
Orientação para o TCC - II 36
Análise Matemática 72
Tópicos Avançados 72
Biomatemática 72
Pesquisa em Educação Matemática 72
Estágtio Supervisonado - IV 100
TOTAL 460

Me Ligue!!

Ficou alguma dúvida sobre o curso acima? Gostaria de falar com um profissional especializado? Preencha o formulário abaixo que entraremos em contato.

Rua: João Batista Veiga, 1725 - CEP: 18460-000 - Itararé(SP)

(015) 3531-8484

(15) 99683-9234

secretaria@fafit.com.br